Fase urbana das obras da Nova Captação de Água chega ao pátio do SAAE
A previsão é que as obras de construção da nova adutora sejam concluídas em dezembro de 2022.
Publicado em 10/06/2022 15:08 - Atualizado em 10/06/2022 15:16
As obras da Nova Captação de Água de Governador Valadares na zona urbana chegaram, nesta quinta-feira (09), ao pátio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), no Centro. No local os trabalhadores fazem as interligações entre a adutora e a Estação de Tratamento de Água (ETA) Central.
O canteiro de obras está concentrado na área que margeia o Rio Doce, onde fica o setor de Pequenas Comunidades, com previsão de avançar para o pátio nesta sexta-feira (10).
A construção da nova captação de água é uma ação compensatória da Fundação Renova, responsável pela execução da reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão em 2015 e acontecem sob a supervisão da Prefeitura e do SAAE, responsável pelo gerenciamento do sistema após entrega.
A Fundação Renova calcula avanço de 62% na execução de todo o projeto que engloba engenharia, suprimentos e a execução de todas as obras necessárias para conclusão da adutora que vai fornecer ao Município uma nova captação de água no Rio Corrente Grande.
No total foram realizados 26,5 km de montagem de tubulação; e concluída no perímetro urbano a montagem de tubulação nas principais ruas (cerca de 4,2 km).
O SAAE mantém uma Comissão formada por profissionais de áreas como as de engenharia, química e ambiental que acompanha regularmente o andamento da obra.
“Estamos acompanhando as obras para que sigam dentro do cronograma e sejam entregues dentro do prazo previsto, dezembro de 2022”, enfatizou o diretor geral do SAAE, Walter de Albuquerque
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social